Relatos e Retratos


Relatos e Retratos

Antes de iniciar o tema de hoje, quero agradecer a todos/as os/as participantes que estiveram no workshop no passado dia 17 de Janeiro. Foi um momento muito gratificante e espero que vocês também tenham tido uma experiência inspiradora e se tenham divertido.

Assim me parece.

Como já estamos bastante perto da data do segundo workshop experimental, desta vez sobre o Aprender a desenhar e a pintar, é sobre ele que vou desenvolver esta newsletter.

Para iniciar um curso de desenho e pintura, penso que seja importante abordar o desenho em primeiro lugar por várias razões. (Também podemos inverter o caminho, mas com o desenho em primeiro lugar, assume-se de forma mais consistente o controle das formas.)

O desenho é uma das primeiras formas de representação visual da humanidade e com ele se desenvolve ao longo dos milénios e dos séculos toda uma linha tipologias e estilos como infinitas maneiras de simbolizar e interpretar.

Os objetivos do desenho são

  • Aprender a observar e educar o olhar na ação imediata (ou seja, relacionar tamanhos, proporções e gradações de claro-escuro para, quase em simultâneo no papel, dar o tal efeito tridimensional, plasticidade e profundidade, num plano de bidimensional).
  • Melhorar a motricidade fina e o controlo dos movimentos da mão.

Não exige muitos recursos, portanto também fica mais em conta.

Entre as tipologias do desenho e da pintura, está o figurativo e o abstrato, a vertente artística e a vertente técnica, a paisagem e o retrato, a natureza morta e a perspectiva, a ilustração e a banda desenhada, e ainda o desenho com base na geometria natural e simbólica.

E dentro da sua versatilidade, porque utiliza diversos tipos de materiais "riscantes", o desenho ajuda a compreender a versatilidade da pintura. Os materiais vão desde o simples lápis de grafite mais ou menos macio, até ao lápis de carvão, de giz, sanguínea, pastel seco, pastel a óleo, caneta de feltro, esferográfica, grafitti, etc.

Nas duas horas do workshop, iremos experimentar o desenho e a pintura e explorar, mediante um modelo a propor, ambas as vertentes.

Dia 7 de Fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00, em Vale Formoso, Loulé, cá estaremos para mais uma aventura.

Para mais informações e inscrição, clica AQUI.

Momentos únicos com pessoas únicas!

Vale Formoso, Loulé , Loulé , Faro 8100
Unsubscribe · Preferences

ruteguerreiro pinxit

Sou artista plástica na áreas de pintura e artesanato, e aliada à escrita criativa convido-vos a visitar a minha newsletter ruteguerreiro pinxit, as minhas páginas na rede e a conhecer o meu trabalho no ecrã e ao vivo. Oriento cursos e workshops dentro destas áreas para descobrir e desenvolver, em convívio, o potencial criativo de cada um. E porque adoro escrever sobre a Terra e todos os seres fantásticos que nela habitam, de vez em quando há de aparecer por aí um carocho com um livrinho na mão para ler uma história em voz alta.

Read more from ruteguerreiro pinxit

Jardim Olá, Antes de mais, bom 2026 e que se deslinde em todo o potencial criativo que cada um de nós tem, que nos faz bem e nos enche a alma. Esta newsletter vem um dia mais cedo que o previsto, modo o workshop que vai ter lugar no próximo sábado com os pormenores mais adiante. E agora vamos à escrita. Numa sociedade altamente competitiva e objetiva, onde o tempo é categoricamente dinheiro e onde se exige tudo de forma rápida, sem que isso represente qualidade ou respeito pelos recursos, por...

Mente e movimento Na última newsletter, a propósito da estrutura que compõe uma aula e da importância de a seguir, referi o movimento como parte integrante e essencial para preparar os participantes para as aprendizagens que se seguem. O movimento, que pode ser sob a forma de uma caminhada, de um embalar ao ritmo de sons ou de outra modalidade que ative fisicamente o corpo (neste caso o Qigong), ajuda o participante a tomar consciência no momento presente. Ou seja, através da: Ativação da...

A nossa aula

Como acontece? A forma como procuro estruturar uma aula de pintura, vai para além da forma unilateral da transmissão de conhecimentos. Uma aula é uma interação contínua entre mestre e aprendiz(es), tentando adaptar cada assunto ao(s) seu(s) destinatário(s) e alimentando a comunicação entre os intervenientes. A escuta ativa, a assertividade e o respeito pelo ritmo de aprendizagem e outras características individuais do aluno são o ponto fulcral destas aulas. O trabalho será conforme os...